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    Atualmente, nos requisitos de uma vaga de emprego, é cada vez mais comum aparecerem demandas pelas chamadas soft skills. Mas você sabe o que é isso? Então, conhecidas por serem habilidades interpessoais, as soft skills são aquelas características que compõem a personalidade do indivíduo, que dizem respeito ao seu comportamento diante de seus colegas, tarefas e desafios concernentes ao dia a dia de trabalho. Diferentemente das hard skills, que se constituem na formação técnica dos profissionais, como graduação, pós-graduação e especializações, as soft skills tratam-se de competências emocionais como proatividade, responsabilidade, perfil analítico, bom trabalho em equipe, entre outras.

    Segundo estudo do site de recrutamento CareerBuilder, 77% das empresas acreditam que as habilidades sociais são tão importantes quanto as técnicas no trabalho. Em parte, essa valorização das soft skills advêm da ascensão do digital no mundo. Isto é, se antes os recrutadores buscavam mais experiência técnica e conhecimento formal, hoje, a crescente automatização e uso de inteligência artificial fez com que muitas hard skills fossem superadas, o que abriu mais espaço para as habilidades interpessoais. 

    Manter um bom relacionamento com a equipe, saber respeitar as regras, reconhecer os pontos fortes de cada um e trazer soluções criativas são aptidões que vêm garantindo seu espaço, principalmente, por serem subjetivas, ou seja, não-automatizáveis. De acordo com um levantamento da Page Personnel, 9 em cada 10 funcionários são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental. De modo geral, é possível entender que as formações e especializações podem garantir um emprego, no entanto, é a inteligência emocional quem vai manter esse trabalho e, muito provavelmente, assegurar uma promoção. 

    Quais são as soft skills mais buscadas pelas empresas?  

    Principalmente após a pandemia da Covid-19, em que o modelo híbrido (alternância de presencial e home office) foi incorporado por 57% das empresas brasileiras, de acordo com o Índice de Confiança Robert Half, algumas soft skills mostram-se mais necessárias do que nunca. Por exemplo, é desejável que o profissional tenha flexibilidade o suficiente para conseguir trabalhar em modelo home office caso seja preciso; além disso, é essencial que ele tenha disciplina para cumprir suas tarefas mesmo que seu chefe não esteja por perto; ainda, é necessário que o indivíduo consiga comunicar-se bem diante de sua equipe, seja presencialmente ou online. De qualquer modo, o mais importante é entender que as habilidades interpessoais mais valorizadas são aquelas que aumentam a produção de resultados nos negócios e que melhoram a interação entre as equipes.

    Segundo um estudo feito por universidades estadunidenses, entre elas Harvard, é possível melhorar a produtividade de uma empresa em cerca de 12% investindo apenas em soft skills. Assim, devido à relevância do tema, foram lançadas algumas pesquisas sobre as soft skills mais reconhecidas no mercado de trabalho. Por isso, confira, a seguir, as cinco habilidades interpessoais mais valorizadas atualmente, de acordo com  levantamento do Fórum Econômico Mundial: 

    1- Resolução de problemas complexos: tal habilidade, que ficou no topo da lista, diz respeito à capacidade de análise e resolução de problemas complexos. Ou seja, basicamente requer uma pessoa com perfil mais observador e detalhista, que consiga pensar além dos métodos convencionais e usar sua criatividade para tomar decisões da melhor forma possível.  

    2- Pensamento crítico: essa competência demanda alguém com capacidade de inovar e de buscar melhorias e soluções em todos os âmbitos de um negócio. Isso significa um profissional que consiga identificar forças e fraquezas em pessoas ou produtos, de modo a sempre potencializar o que for positivo, e a amenizar o que for negativo. 

    3- Criatividade: é necessária para se pensar em soluções e em novos modelos de negócios. Aliada ao conhecimento, a criatividade será a mola propulsora para a evolução. 

    4- Relacionamento Interpessoal: tal competência influenciará no relacionamento entre colegas. Ter um bom relacionamento interpessoal não é somente conviver bem, mas também desenvolver uma relação colaborativa com a equipe. Isso ajudará os indivíduos a atingirem melhores resultados, e a manterem uma boa saúde mental no trabalho.

    5- Inteligência emocional: Essa habilidade diz respeito à capacidade de identificar e lidar com as emoções com mais facilidade, tanto as próprias quanto as dos outros. 

    E como eu posso desenvolver tais soft skills?  

    Quando um indivíduo não sabe utilizar um software ou plataforma, geralmente, basta fazer um curso ou receber aulas de um colega mais experiente para resolver o problema. No entanto, no tocante às soft skills, não ocorre de maneira tão prática. É possível desenvolvê-las, mas será necessário um tipo diferente de empenho por parte do profissional. Isto é, para desenvolver as habilidades mencionadas no tópico anterior, o profissional deverá atentar-se para conceitos como empatia, resiliência e colaboração e tentar alinhar suas práticas a eles. 

    E, para ser possível realizar esse alinhamento, a primeira ação que deve ser considerada  é o exercício da escuta. Compreender e lidar com as emoções dos colegas será possível apenas se houver um processo de sensibilização para isso. Outro ponto importante é o investimento em uma cultura do feedback, pois, para alinhar o próprio trabalho com o da equipe, é desejável que os canais de comunicação mantenham-se abertos. Pode ser interessante também tomar a frente em novos projetos, já que isso permite um maior convívio com outras pessoas, assim como o desenvolvimento de habilidades de liderança, comunicação e colaboração. 

    Seja como for, para desenvolver as soft skills, o mais importante é que os indivíduos cultivem características como disciplina e paciência, pois nenhum aprendizado se realiza muito rapidamente. E, para aqueles que preferem obter um conhecimento formal acerca do tema, há a possibilidade de se especializar na área, já que algumas instituições de ensino oferecem cursos gratuitos e pagos para o desenvolvimento das competências que compõem as soft skills. E você, o que pensa sobre esse assunto?! Compartilha com a gente nos comentários! 

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